quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O dedo de Adão


Recebi um E-mail no qual havia um link para uma página, na qual seu autor propunha, por meio de uma série de perguntas, traçar um perfil da personalidade do visitante e equipará-la ao perfil de algum super-herói. “Qual herói você seria?” Não fiz o teste, mas, se pudesse escolher, escolheria ser o herói com o super-poder mais bacana.

Ao se falar em super-poderes e perfil psicológico, penso logo em Jung, que não era um super-herói, mas acreditava ter um super-poder: a Sincronicidade. Mais do que causalidade, a Sincronicidade é uma espécie de sexto sentido que faz com que o indivíduo descubra determinados fatos antes de sua ocorrência. O fato do desejo intenso intervir na ocorrência dos fatos é outro aspecto do fenômeno: quando se quer muito algo, o algo acontece. Já tive um exemplo disso.

Certa vez, quis conhecer o presidente da companhia para a qual trabalhava: a chance de discutir a empresa de igual para igual com o chefe dos chefes. À época, fiz uma viagem de férias e, prestes a embarcar no vôo de volta a Brasília, tive a estranha sensação de que o encontro estava próximo.

“Vai sentar aqui?,” me perguntou o senhor que bloqueava o caminho para o meu assento. De todas as infindáveis combinações possíveis de dias, horários e lugares, ele estava ali onde eu estava, o senhor Ozires Silva, C.E.O da empresa, fundador da Embraer e futuro Ministro de Estado em época de crise aérea. Passei a próxima hora e meia ao lado do sujeito e não tive dúvidas: querer é poder.

Para Jung, quem quer que descubra os mecanismos da Sincronicidade terá “posto o dedo no umbigo do universo.” Se pudesse escolher um super-poder, seria esse: a Sincronicidade, a fim de traçar o rumo dos acontecimentos por mera vontade. Então, todos os dias, ao acordar, levantaria a mão e poria meu dedo ali, no umbigo do universo.

(Imagem: A Criação de Adão, de Michelangelo)

3 comentários:

as viciadas disse...

[pensando]eu gostaria de ser Storm, do X-Man.

Ai, não não não, queria ser a Vampira mesmo...não..pensando bem, a vampira não...[pensando]...aaahhh eu queria ser Xena, a princesa guerreira...hummm, ai, que horror,ela nem tem poderes, a She-ra também não...peraí, já sei!

a Cheetaaaara!
Porque além de super veloz,ter personalidade forte, ainda possui um sexo sentido apurado.



Obrigado, por me fazer refletir sobre isso.

Voltarei por aqui.
Beijones,L.

Gus disse...

Santa indecisão, Batman!

Não sei se "um sexo sentido" foi intencional ou não, mas valeu!

Imagine, ainda na analogia dos super-heróis:

O Homem-Aranha olha para a peguete/namorada Mary Jane e diz: "Meu sexo sentido de aranha me diz que hoje à noite vai rolar de dar umazinha!"

Genial L. Pensando melhor, ficaria com um sentido desses.

Apareça mais vezes.Abs!

as viciadas disse...

Então, foi intencional sim. hahah
mas pensei que você ia achar que tinha sido apenas um erro gramatical.

maaaas aêêêêêê, ele entendeu! \o/

Sexo sentido é o que há.

e quanto ao seu comentário no blog, a respeito do meu amado Robert Plant, aaaaaah, é que é amor antigo. hahah

não termina tudo entre a gente não vaai! hahah

beijone, L.